13/11/2017 15:08 – Estrutura do Judiciário gaúcho é apresentada aos novos magistrados

Estrutura do Judiciário gaúcho

é apresentada aos novos magistrados



Novos Juízes participarão de curso,

com duração de 4 meses e dividido em 15 módulos

(Fotos: Eduardo Nichele)

O Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, participou na manhã desta segunda-feira (13/11) da abertura do Curso Oficial de Formação Inicial – Concurso para Ingresso na Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul, destinado aos 26 novos juízes que foram empossados na semana passada.



Presidente Difini destacou importância da Justiça gaúcha

no cenário nacional: há 9 anos consecutivos,

líder no IPC-Jus, índice medido pelo CNJ

Em sua manifestação, o Presidente Difini, após as boas-vindas aos novos magistrados, salientou a importância do TJ gaúcho no cenário nacional: “Pelo nono ano consecutivo alcançamos o primeiro lugar no IPC-Jus, índice que resume os números referentes à litigiosidade, processos que tramitaram no período, recursos humanos e financeiros e também avalia a quantidade de processos baixados”.  Ele destacou a tradição e a história que o Judiciário gaúcho possui em todo o Brasil. Comentou ainda sobre o alto índice de recorribilidade externa registrado no TJRS,  o mais alto do País, com 24,7%, demonstrando que boa parte da população gaúcha tem essa característica de buscar as instâncias superiores em Brasília, no caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).



Corregedora-Geral definiu a profissão como sacerdócio

A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, em sua manifestação, destacou a dedicação total que os juízes devem ter para o exercício das suas atividades. “A magistratura pode ser comparada ao sacerdócio, que exige empenho total amor à função exercida junto à sociedade, sem horário definido para o encerramento das atividades diárias, mas com muita alegria ao desempenhar as tarefas”, disse.



Planejamento Estratégico entre os temas abordados

pelos Juízes-Assessores da Presidência e pelo Diretor-Geral do TJ

Os Juízes-Assessores da Presidência, Márcio Fraga e Eliane Garcia Nogueira, juntamente com o Diretor-Geral do TJRS, Ivandre de Jesus Medeiros, expuseram o organograma administrativo do TJRS e falaram sobre o Planejamento Estratégico. No espaço destinado à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) o Juiz-Corregedor Coordenador, José Luiz Vieira Leal, comandou a apresentação acerca da organização administrativa do órgão.



Juiz-Corregedor Coordenador

apresentou organização da CGJ

O Curso, com a duração de quatro meses e dividido em 15 módulos, com atividades diárias teóricas e práticas, é coordenado pela Comissão de Iniciação e Aperfeiçoamento de Magistrados, composta pelo 3º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Paulo Roberto Lessa Franz, pela Corregedora-Geral Iris Helena, pelo integrante da Comissão Especial de Coordenação do Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário (CJUD), Desembargador Ney Wiedemann Neto, além dos Juízes-Corregedores José Luiz Leal Vieira e Clarissa Costa de Lima.

EXPEDIENTE

Texto: Renato Sagrera

Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend

imprensa@tj.rs.gov.br 

 

Let’s block ads! (Why?)

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Related posts