07/11/2017 12:18 – Semana Nacional da Conciliação: faltam 20 dias

Semana Nacional da Conciliação: faltam 20 dias

Mobilização dos tribunais brasileiros para solucionar conflitos de forma pacífica e rápida, a Semana Nacional da Conciliação será realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. O mutirão nacional organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem como objetivo encerrar milhares de processos judiciais por meio da conciliação e permitir que a sociedade consiga solucionar o maior número de conflitos possível de maneira pacífica, segura e célere.

Interessados podem buscar informações em um dos 35 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) em atividade no Estado, ou no Foro da sua Comarca.

Política nacional

A conciliação é orientada pela Resolução CNJ n° 125/2010, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. A solução de conflitos pela via da conciliação dispensa a atuação imediata de advogados e do juiz, que apenas valida formalmente os acordos negociados entre as partes.

Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que, desde 2006, quando o evento foi realizado pela primeira vez, já foram realizadas mais de 2 milhões de audiências, alcançando cerca de R$ 10 bilhões em valores homologados. 

CEJUSCs

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 35 CEJUSCs. Confira a relação no link a seguir:http://www.tjrs.jus.br/site/processos/conciliacao/nucleo.html

Conciliação

Para saber mais sobre a conciliação, acesse: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao-portal-da-conciliacao.

EXPEDIENTE

Texto: Janine Souza

Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend

imprensa@tj.rs.gov.br 

 

Let’s block ads! (Why?)

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Related posts