03/11/2017 18:02 – Juizado do Torcedor: Drone e rojões nas ocorrências da semifinal da Libertadores

Juizado do Torcedor: Drone e rojões

nas ocorrências da semifinal da Libertadores

O plantão do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos da Arena (JTGE), encerrado já na madrugada, por volta das 3h, recebeu seis ocorrências durante o jogo Grêmio e Barcelona/EQU, na quarta-feira (1º/11). Público superior a 54 mil pessoas viu no estádio o confronto, válido pela Copa Libertadores.

As audiências foram presididas pelo Juiz Marco Aurélio Martins Xavier, que aplicou mais de 40 jogos de afastamento dos estádios a alguns dos envolvidos.

Objeto voador identificado

Antes do jogo, um drone foi visto sobrevoando o campo, até cair e ser recolhido por funcionário da Federação Gaúcha de Futebol. O dono do objeto se apresentou no posto policial. O caso foi levado ao JTGE, onde o Juiz aplicou ao torcedor 10 jogos de afastamento de jogos do tricolor, com presença em delegacia, atendendo a pedido do Ministério Público (MP). A alternativa oferecida ao torcedor, e recusada, havia sido de seis jogos de suspensão e a perda do bem, que seria destinado ao Batalhão das Operações Especiais da BM.

Em duas ocorrências, um torcedor foi apanhado com sinalizador aceso nas arquibancadas e, outro, tentando ingressar com rojões. Os artefatos são proibidos nos estádios, conforme o Estatuto do Torcedor. Os acusados tinham direito à transação penal e terão de se apresentar a uma delegacia pelos próximos cinco e 10 jogos do Grêmio, respectivamente.

Mais seis jogos de pena foram aplicados a dois torcedores que, sem ingresso, pularam a catraca, mas foram apanhados por seguranças. Um trio de torcedores envolveu-se em provocações e acabou rasgando a lona que cercava o espaço destinado à torcida do clube equatoriano. Um dos envolvidos recebeu cinco jogos de sanção.

A última ocorrência terá continuidade em audiência marcada para fevereiro. Um torcedor acusa a outros dois de agressão. No Juizado não houve acordo e o magistrado determinou a realização de exame de corpo de delito.

Juizado do Torcedor e Grandes Eventos

Desde 2008, é o centro responsável pelo atendimento de contravenções penais de menor potencial ofensivo que tenham ocorrido nos estádios de futebol de Porto Alegre. No caso dos grandes eventos, atende crimes em geral, com algumas exceções (como por exemplo: homicídio e flagrante), que são processados pela Justiça Comum.

EXPEDIENTE

Texto: Márcio Daudt

Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend

imprensa@tj.rs.gov.br 

Let’s block ads! (Why?)

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Related posts