Gamification: atinja suas metas na vida com os ensinamentos dos vídeo games

Publicado por Marcílio Guedes Drummond5 horas atrás

LEIAM 44 NÃO LEIAM

Jogar vídeo game é uma perda de tempo? Muitas pessoas já pensaram assim, mas estudos comprovam que “gamificar” sua vida pode ser positivo.

Gamification atinja suas metas na vida com os ensinamentos dos vdeo games

Vários estudos comprovam que o videogame melhora o raciocínio, a atenção e a capacidade de realizar múltiplas tarefas (características ideias para o profissional moderno). Além disso, ele pode te ensinar estratégias bem interessantes para sua vida.

Uma delas é usar o processo de gamification para cumprir metas e atingir resultados.

Gamification significa aplicar a lógica de comportamento de jogos virtuais em processos diversos, para torná-los mais engajadores, didáticos ou divertidos, por exemplo. Consiste em dividir um grande trabalho ou desafio em fases menores, com objetivos específicos a serem cumpridos e graus de dificuldade crescentes.

A lógica é a seguinte: o “jogador” é induzido a treinar, nível a nível, até se tornar bom o suficiente para passar para o seguinte.

Não duvide: essa pode ser uma ferramenta muito útil para o trabalho, se você souber como aplicá-la.

Dia cheio de tarefas? Utilize um tempo para se organizar e comece pela mais simples ou pelo que você acha mais fácil como ler e responder todos os seus e-mails, por exemplo. Vá para a próxima fase e combata as atividades mais complexas.

Quando “pegar o jeito”, experimente otimizar a execução das “fases”. Se indague: é possível diminuir o tempo que você leva para realizar cada tarefa? É possível executá-la com menor nível de erros?

E veja bem, o gamification também pode te ajudar em desafios pessoais.

Quer perder peso? Comece correndo três voltas no seu quarteirão. Tente diminuir seu tempo dia após dia. Comece a servir 100 gramas a menos no seu prato. Na semana seguinte, tente correr uma volta a mais. Na terceira semana, diminua o número de doces que você come e o tempo que você leva para dar quatro voltas no quarteirão.

Essa é a lógica. Vamos “gamificar” nossos desafios?

Fonte: 99u. Com (site em inglês)

Em caso de dúvidas: mhgd.ufmg@gmail.com

Para mais informações: Conheça nossa Fan Page

Este documento foi selecionado especialmente por

Fale agora com um Advogado

Encontre um Correspondente

Mais de 100 mil advogados em 5.397 cidades


JusBrasil Notícias

Related posts